A NTC vem passando por adaptações importantes nos últimos cinco anos, aprimorando seus processos produtivos, sua organização e controle interno, bem como seus canais de comunicação com a finalidade de valorizar seus colaboradores e promover melhorias na experiência de seus clientes.

Hoje, a empresa conta com quatro robôs instalados em máquinas injetoras, e um quinto está a caminho, assim como a nova injetora que será incorporada ao parque fabril da matriz, em Caxias do Sul (RS). Com as novidades, o fluxo de produção tornou-se mais contínuo, o ritmo mais eficiente, e os operadores passaram a ter mais tempo para tarefas técnicas, com menos esforço físico e mais segurança.

No setor de injeção e na matrizaria, a adoção de um Sistema de Execução de Manufatura – MES – com monitoramento em tempo real, transformou a maneira de acompanhar o processo produtivo. Com essa implementação, hoje, é possível visualizar dados de produção, paradas repentinas, rendimento e eficiência diretamente nas telas de televisores e tablets espalhados pela fábrica — o que gera tomada de decisão mais rápida, previsibilidade, melhorias e maior controle sobre os processos.

Em paralelo, a digitalização de documentos simplificou rotinas, reduziu o uso de papel e proporcionou mais agilidade em processos internos. Na matrizaria, o uso de um scanner 3D de alta precisão facilitou a leitura de geometrias, a modelagem 3D e o desenvolvimento de peças por engenharia reversa. Foram incorporadas melhorias de “preset” e sistema de fixação “zero point”, que permite o posicionamento rápido e preciso de peças e dispositivos em máquinas-ferramenta. Como vantagens, ganha-se em redução do tempo de “setup”, alta precisão e flexibilidade, podendo ser usado em diferentes tipos de máquinas e aplicações. Por fim, uma CNC de 5 eixos que empregou agilidade com o giro automático de peças usinadas.

Na área de desenvolvimento de produtos, o apoio de uma impressora 3D, tornou possível prototipar peças de forma pontual, facilitando a validação de ideias e antecipando correções antes mesmo da produção definitiva. Este recurso presta apoio ao setor de engenharia, ao comercial e ao próprio cliente, que tem a possibilidade de visualizar e tocar o seu produto “nascendo” em etapas, transmitindo mais segurança durante todo o processo.

Na área comercial, a implementação de uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) auxiliou na organização de contatos recebidos de diferentes canais, proporcionando mais controle sobre oportunidades, gerando dados estratégicos para as equipes de vendas e de marketing, bem como o histórico de conversas realizadas via e-mail ou WhatsApp. Inclusive, no atendimento pelo Whatsapp também foi integrado uma solução de inteligência artificial no número (54) 3027-8888, com a finalidade de otimizar o atendimento automático, agilizando respostas e melhorando a experiência do cliente desde o primeiro contato.

Em relação à gestão, o aprimoramento da ferramenta de B.I. (Business Intelligence) incorporou novas visualizações sobre o negócio da empresa. Por meio de gráficos simples e organizados, a gestão consegue obter informações relevantes sobre produtividade, efetividade, faturamento, custos e indicadores de alcance dos objetivos centrais da organização.

Essas transformações aconteceram de forma gradual e consciente, sempre com atenção às pessoas e ao impacto de cada etapa. Para tanto, foram realizados cursos e treinamentos para melhor uso e aproveitamento de ferramentas e tecnologias implementadas, com o objetivo de desenvolver pessoas e talentos para assumirem novas e importantes funções dentro desse processo de evolução contínua.

Mais do que seguir tendências, a NTC tem construído uma trajetória de modernização com propósito — abrindo caminho para uma operação mais ágil, integrada e preparada para os desafios dos próximos anos. Ao qualificar pessoas, colocando-as em contato com novas tecnologias, tornando a empresa mais competitiva no atendimento das demandas específicas de cada cliente.